Governo elimina imposto de importação sobre nove alimentos para conter inflação
Entre os produtos beneficiados estão azeite, café, milho e carnes.
Como estratégia para controlar o aumento dos preços dos alimentos, o governo decidiu zerar o Imposto de Importação de nove produtos, conforme anunciado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. A decisão foi comunicada após uma série de reuniões realizadas nesta quinta-feira (6). Entre os alimentos que terão a tarifa reduzida a zero estão azeite, milho, óleo de girassol, sardinha, biscoitos, macarrão, café, carnes e açúcar. Além disso, a cota de importação do óleo de palma foi ampliada de 65 mil para 150 mil toneladas.
Alckmin afirmou que a medida entrará em vigor nos próximos dias, após aprovação pela Câmara de Comércio Exterior (Camex). Ele ressaltou que essa iniciativa busca reduzir os preços para os consumidores sem prejudicar os produtores nacionais, pois a redução dos impostos ocorre em um momento de alta nos valores dos alimentos. Além disso, o governo anunciou o fortalecimento dos estoques reguladores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a priorização de produtos da cesta básica no Plano Safra.
Outra ação divulgada foi a aceleração do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), permitindo que estados e municípios ampliem o número de registros de inspeção sanitária de 1.550 para 3 mil. Com essa medida, o governo pretende agilizar a liberação de produtos como leite, mel, ovos e carnes para a comercialização em todo o território nacional.
Fonte: Fenacon