Mato Grosso automatiza registro da DeSTDA na Conta Corrente Fiscal a partir de março
A partir de março de 2025, os valores informados na Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação (DeSTDA) serão automaticamente registrados na Conta Corrente Geral (CCG/SEFAZ) dos contribuintes do Mato Grosso. A mudança busca aprimorar o controle fiscal e proporcionar mais transparência na apuração do ICMS devido, permitindo que os contribuintes monitorem seus débitos diretamente na plataforma da Secretaria da Fazenda.
Com essa automatização, os valores declarados na DeSTDA serão incorporados à conta corrente do estabelecimento, facilitando a conferência e a regularização de eventuais pendências tributárias. Para garantir a correta contabilização, os contribuintes devem preencher a declaração com atenção, utilizando os códigos de receita adequados para cada tipo de operação.
A recomendação da SEFAZ-MT é que os responsáveis pelo envio da DeSTDA façam verificações regulares na Conta Corrente Geral para identificar possíveis inconsistências ou ajustes necessários. Mais informações sobre o procedimento podem ser acessadas no Portal do Conhecimento do Estado de Mato Grosso.
Fonte: Econet