Novo sistema obrigatório facilita controle e pagamento do imposto nas importações

A partir de 1º de julho, os contribuintes goianos que realizam operações de importação deverão utilizar, de forma obrigatória, o novo Sistema de Controle das Importações (IMP). A ferramenta digital será usada para solicitar a liberação de mercadorias estrangeiras e está disponível por meio do site da Secretaria da Economia. A mudança busca modernizar os procedimentos fiscais e tornar mais eficiente a apuração e o recolhimento do ICMS nas operações de entrada de produtos importados.

Integrado ao SISIMP, o IMP permite calcular o valor do ICMS incidente sobre as importações, registrar pedidos de isenção e gerar a Guia para Liberação de Mercadoria Estrangeira sem Comprovação do Recolhimento do ICMS (GLME). O sistema substitui rotinas antigas e amplia a transparência nas etapas de liberação, além de reduzir o tempo de análise dos processos, que poderá ser praticamente instantâneo quando os critérios legais forem verificados por meio eletrônico.

A iniciativa também está conectada ao Portal Único do Comércio Exterior, fortalecendo a digitalização e a integração nacional dos procedimentos de comércio internacional. Para garantir a correta apuração do ICMS e evitar atrasos nas liberações, os contribuintes devem se familiarizar com a nova ferramenta e, se necessário, nomear representantes por meio de procuração eletrônica no próprio ambiente digital da Secretaria.

Fonte: Econet