Goiás implementa novo sistema para facilitar importações e reduzir burocracia no ICMS
A partir de 1º de julho, os importadores que operam em Goiás deverão utilizar obrigatoriamente o novo Sistema de Controle das Operações de Importação (SISIMP), ferramenta digital que substituirá os métodos tradicionais de liberação de mercadorias estrangeiras. O sistema já está disponível no portal oficial da Secretaria da Economia de Goiás e permitirá o cálculo e a comprovação do pagamento do ICMS, além da solicitação de exoneração com emissão da GLME (Guia para Liberação de Mercadoria Estrangeira Sem Comprovação do Recolhimento do ICMS).
O SISIMP faz parte da adesão do estado ao Portal Único do Comércio Exterior, iniciativa nacional que visa modernizar e padronizar os processos de importação e exportação. Com essa plataforma, o contribuinte poderá contar com maior agilidade e simplicidade, já que análises poderão ser feitas de forma quase imediata, sempre que as exigências legais puderem ser verificadas por meio dos sistemas integrados.
Segundo o secretário da Economia, Francisco Sérvulo Freire Nogueira, a novidade representa um avanço significativo no relacionamento com os operadores do comércio exterior. Com cerca de 3 mil declarações de importação processadas mensalmente em Goiás, o novo sistema otimiza o envio e recebimento de documentos fiscais e oferece mais segurança nas operações, já que o acesso será controlado por procuração eletrônica registrada no Sistema de Procuração Corporativa (PCO).
Fonte: Econet