Receita 2030+ completa dois anos com avanços na digitalização e simplificação tributária no Rio Grande do Sul

O programa Receita 2030+, da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, atingiu dois anos de execução com resultados expressivos voltados à modernização da administração tributária. Composto por 30 iniciativas estratégicas, o projeto promove melhorias em áreas como simplificação de tributos, relacionamento com o contribuinte, digitalização de processos, conformidade fiscal e apoio ao desenvolvimento econômico. Desde seu lançamento, mais de 50 projetos foram implementados, gerando impactos positivos no dia a dia de cidadãos e empresas, como o uso do PIX para pagamentos e a automatização da GIA.

Entre as entregas mais relevantes estão o crescimento do uso do aplicativo Nota Fiscal Fácil por produtores rurais, a criação de funcionalidades no app Minha Empresa para facilitar obrigações do Simples Nacional e a ampliação do programa Devolve ICMS, que já beneficia mais de 600 mil famílias. A Receita também instituiu a Central de Monitoramento de Operações, que atua no combate a fraudes em tempo real, e consolidou o Conselho de Boas Práticas Tributárias para fomentar o diálogo entre fisco e sociedade. A digitalização, a proximidade com os setores produtivos e o uso de dados para decisões mais eficazes se tornaram pilares da gestão fiscal no estado.

O foco para os próximos anos é preparar a Receita Estadual para a nova realidade da reforma tributária nacional. O órgão já participa de discussões técnicas e busca aplicar no novo modelo os aprendizados obtidos com o Receita 2030+. A meta é tornar a experiência do contribuinte cada vez mais digital, simples e transparente, caminhando para um modelo de atuação quase invisível do fisco, onde todas as interações possam ser feitas de forma automática e integrada.

Fonte: Econet