Receita Federal em Palmas avança na inserção da Educação Fiscal no currículo escolar
Projeto piloto beneficiará 317 estudantes do 5º ao 9º ano, promovendo a cidadania fiscal e a conscientização acerca da função social dos tributos.
A Receita Federal em Palmas, em parceria com a Secretaria da Educação do Tocantins, deu continuidade ao projeto de inserção da Educação Fiscal no currículo escolar. O objetivo é conscientizar os estudantes sobre a importância dos tributos e sua contribuição para os serviços públicos. O projeto, iniciado em outubro de 2023, beneficiará 317 alunos do 5º ao 9º ano nos municípios de Peixe, Monte do Carmo, Centenário, Itapiratins, Rio Sono e Abreulândia, utilizando laboratórios de informática do projeto Escola Digital.
Durante a reunião realizada em 26 de setembro, a diretora de Políticas Educacionais e representantes dos municípios solicitaram à Receita Federal o apoio para a realização de palestras e capacitação dos professores. Também foi discutida a criação de um sistema de avaliação para acompanhar o aprendizado dos alunos e um mecanismo de premiação para incentivar o engajamento dos estudantes, a partir de um diagnóstico inicial e uma nova avaliação ao final do bimestre.
A iniciativa visa a promoção da cidadania fiscal e a compreensão da função social dos tributos. Ao final do projeto-piloto, espera-se avaliar os resultados e viabilizar a expansão do programa para outros municípios, consolidando a educação fiscal como parte fundamental da formação dos cidadãos no Tocantins.
Fonte: Receita Federal